CONTATO

(42) 3228-4000

Notícias

Homenagem ao fundador da Viação Iapó


Mario Jorge Fadel

Nasceu em Ibaiti, Norte Pioneiro do Paraná, no dia 30 de Maio de 1936. Viveu, 83 anos, tendo falecido em Ponta Grossa, no dia 31 de Dezembro de 2018.

Mario iniciou sua vida de homem trabalhador e dedicado, aos 08 anos de idade, vendendo pastéis, nas corridas de cavalo, Raia de Ibaiti.

Aos 11, menino muito esperto, já era cobrador de ônibus da Viação que fazia a linha de Ibaiti à Wenceslau Bráz e vice versa.

Aos 18 anos de idade, trabalhava como motorista de caminhão, transportando café para o Porto de Paranaguá e posteriormente fazendo longas viagens até Brasília, levando madeira para a construção da mesma. 

Casou-se aos 25 anos, com Vani Quadros Fadel, no ano de 1960 e, juntos, tiveram três filhos: Paulo. Milane e Marcelo.

Querendo ficar mais próximo de sua esposa e filhos, aos 27 anos, vendeu seu  caminhão FNM e comprou a sua primeira linha de ônibus, que fazia o trajeto de Ibaiti à Figueira.

Trabalhou muito e, alguns anos depois, montou  a concessionária da Wolksvagem , à qual deu o nome de Jóia.

Mas, o seu sonho era realmente os ônibus.

Em 1974, adquiriu com seus irmãos, parte da Empresa Nossa Senhora da Penha, que passou a se chamar TRANSPEN. 
Mas, aos 47 anos de idade, teve seu primeiro enfarte. Foi operado em São Paulo e, a conselho médico, vendeu sua parte da empresa aos seus irmãos.

Ficou alguns meses longe dos ônibus, mas homem muito ativo, não poderia ficar parado e, no dia 30 de Agosto de 1983, ele comprou a Viação Iapó. Que na época tinha apenas cinco ônibus sucateados.

Sua história de lutas, muito trabalho e dedicação, junto com seus dedicados colaboradores transformou a pequena empresa de 5 ônibus, numa das maiores empresas de prestação  de serviços Corporativos do Sul do Brasil.